SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE


VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Edital Nº 0001/2024

SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - ICMBio Florianópolis

ÁREA TEMÁTICA - Pesquisa, Monitoramento e Gestão Da Informação/Estratégias Para Conservação

 

ICMBio Florianópolis, Núcleo de Gestão Integrada administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.


01 - OBJETIVOS:

Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) ICMBio Florianópolis.

02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Participar das atividades de coleta de dados do Monitora - Manguezal, Programa de Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio para o componente Manguezais, na unidades de conservação federal RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA do PIRAJUBAÉ, em Florianópolis - SC. Apoiar a aplicação prática dos protocolos para avaliação de dinâmica populacional do caranguejo uçá (Ucides cordatus) e das estruturas de bosques de manguezal. Contribuir para o desenvolvimento de pesquisa aplicada visando a conservação, o uso sustentável e o monitoramento do ecossistema e as funções e serviços ambientais proporcionadas pelos manguezais do Rio Tavares, junto à comunidade pesqueira e ao bem-estar das comunidades costeiras e da população residente em Florianópolis.

03 - ATIVIDADES:

As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) ICMBio Florianópolis.

O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.

Descrição e atividades previstas:

  • Auxiliar a equipe na logística de organização, limpeza e transporte dos materiais utilizados nas atividades de campo.
  • Executar os protocolos do Programa Monitora - componente Manguezal: 1- Vegetação: auxiliar na manutenção das unidades amostrais (UA) e na identificação das espécies; medição de altura; medição de circunferência da vegetação; medição de salinidade, colocação de plaquetas; apoio com documentação fotográfica, registro com GPS e anotação de dados. 2- Caranguejo: auxiliar na instalação das UAs, na identificação, contagem e medição das galerias; identificação e medição de circunferência de vegetação, medição do nível de inundação, registros com GPS e câmera fotográfica e anotação de dados.
  • Realizar a transcrição dos registros de campo para planilhas excel, seguindo orientações que serão repassadas pela equipe do ICMBio. Apoiar na análise estatística dos dados coletados em campo e apoiar na elaboração de material de divulgação das atividades pelo NGI/ICMBio.

04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:

Serão oferecidas 20 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):

  • 22 de Abril de 2024 a 30 de Agosto de 2024 - 12h (Semanal)

Data prevista para a divulgação do resultado:

  • 19 de Abril de 2024

Período(s) de inscrição:

início: 20 de Março de 2024 - fim: 15 de Abril de 2024


Público Alvo:

Estudantes de ensino superior e público em geral, maiores de 18 anos, residentes na região de Florianópolis/SC. Apresentar disponibilidade para participar de capacitação prévia presencial, em data a ser confirmada, na sede das Unidades de Conservação participantes. Apresentar disponibilidade para participar de atividades de campo, a partir de abril/2024, em dias em que houver condições de tempo e maré favoráveis às saídas de campo, sendo que as atividades poderão se estender até o mês de agosto/2024. Ter disponibilidade para navegação em águas rasas. Apresentar disposição para trabalho em equipe. Possuir ficha médica compatível com as atividades: esforço físico em ambiente de manguezal, ausência de condições alérgicas importantes. Assinar Termos de Responsabilidade e Riscos em áreas naturais.


Orientações e recomendações da Unidade:

É indicado que os voluntários (as) estejam com as vacinas ANTITETÂNICA e COVID-19 em dia. As atividades de campo serão realizadas em dias previamente agendados, no período entre os meses de abril a agosto de 2024, em que houver condições de tempo e de maré favoráveis. Usar vestimentas adequadas: calçado fechado para andar na lama (recomendável calçado usado ou botas impermeáveis - galochas), roupas com mangas e pernas compridas, boné/gorro. Utilizar mochila leve, cantil/garrafa para água, lanche complementar e calçado/roupa extra para uso após as atividades de campo. Obs: a UC dispõe de algumas botas impermeáveis, tipo galocha, que serão disponibilizadas aos voluntários, de acordo com a numeração existente.


O que oferece aos voluntários:

  • orientações sobre o programa e a unidade.
  • treinamento para a realização das atividades.
  • transporte para realização das atividades.
  • O transporte será oferecido da Base operacional da RESEX Pirajubaé, no Bairro da Costeira/ Florianópolis SC até as áreas de coleta dos dados.


Critérios de Seleção:

Residir na região de Florianópolis. Indicar período semanal disponível para a realização das atividades previstas no edital. Apresentar disponibilidade para navegar em águas rasas. OBSERVAÇÃO: Destaca-se que a participação no programa ficará condicionada à: apresentação de comprovante (certificado) de capacitação online sobre o Programa de Voluntariado do ICMBio e participação de capacitação prévia, presencial, sobre os protocolos do monitoramento.

Dúvidas, entre em contato: elda.oliveira@icmbio.gov.br