SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE


VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Edital Nº 0001/2024

SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - ICMBio Mico leão Dourado

ÁREA TEMÁTICA - Uso Público

 

ICMBio Mico leão Dourado, Núcleo de Gestão Integrada administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.


01 - OBJETIVOS:

Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) ICMBio Mico leão Dourado.

02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Apoiar a organização da Caminhada Ecológica em comemoração ao aniversário da Reserva Biológica União; Apoiar a recepção, orientação e condução dos visitantes no evento.

03 - ATIVIDADES:

As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) ICMBio Mico leão Dourado.

O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.

Descrição e atividades previstas:

  • · Organização da Caminhada Ecológica de aniversário da REBIO União; · Reconhecimento e sinalização do percurso da caminhada; · Contato com instituições convidadas; · Apoio à divulgação do evento; · Acompanhamento das inscrições; · Recepção e credenciamento dos visitantes; · Orientação e acompanhamento dos visitantes.

04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:

Serão oferecidas 15 vagas no total, para atividade Misto, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):

  • 8 de Abril de 2024 a 26 de Abril de 2024 - 20h (Mensal)

Data prevista para a divulgação do resultado:

  • 3 de Abril de 2024

Período(s) de inscrição:

início: 15 de Março de 2024 - fim: 1 de Abril de 2024


Público Alvo:

Pessoas com idade acima de 18 anos; com disponibilidade para atuar presencialmente no período indicado; preferencialmente moradores do entorno da UC. Voluntários cadastrados no sistema ICMBio – Seja Um Voluntário (https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/acoes-e-programas/acoes-socioambientais-e-consolidacao-territorial-em-ucs/programa-de-voluntariado-do-icmbio).


Orientações e recomendações da Unidade:

As atividades presenciais serão realizadas a partir da sede da Reserva Biológica União (Rodovia BR-101, km 185, Rio das Ostras/RJ) em pelo menos dois dias. Um dia a ser combinado com os voluntários, para reconhecimento e sinalização do percurso, e o dia 20 de abril de 2024 (sábado), quando ocorrerá a Caminhada Ecológica em comemoração aos 26 anos da REBIO União, a partir das 07h. As atividades de apoio à divulgação do evento e acompanhamento das inscrições podem ser realizadas remotamente. É recomendado o uso de roupas de campo confortáveis, preferencialmente calça comprida e blusa de manga, calçados fechados, cantil ou garrafa de água, repelente e protetor solar, além de bonés ou chapéus em casos de sol. Caberá aos voluntários, usar de recursos próprios para chegada até a unidade e para aquisição de material de uso pessoal. Após a seleção, o voluntário deverá aceitar o Plano de Trabalho e Firmar o Termo de Adesão. Não esquecer de anexar a ficha médica no seu perfil, caso já não tenha feito anteriormente. E comunicar a equipe em caso de desistência, com a maior brevidade possível. O voluntário deverá seguir as regulamentações específicas da Unidade de Conservação, as orientações do Guia de Voluntários (disponível em https://www.gov.br/icmbio/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e- programas/acoes-socioambientais-e-consolidacao-territorial-em-ucs/programa-de-voluntariado-do-icmbio/arquivos/voluntariado_icmbio_guia_de_voluntarios.pdf) e da equipe de supervisão do voluntariado. Ao final do período do serviço voluntário, o coordenador do Programa de Voluntariado do ICMBio Mico-leão-dourado, emitirá um certificado no modelo do Programa de Voluntariado do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade com o período trabalhado, carga horária total e as atividades desenvolvidas. O serviço voluntário no âmbito do ICMBio é uma atividade não remunerada e não gera vínculo empregatício, obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim (de acordo com a Lei 9.608/98 e IN 03/2016 (ICMBio).


O que oferece aos voluntários:

  • orientações sobre o programa e a unidade.
  • treinamento para a realização das atividades.


Critérios de Seleção:

Os candidatos inscritos serão selecionados com base na demonstração de interesse, experiência e aptidão para a atividade, informados no cadastro do Programa de Voluntariado do ICMBio, sendo priorizados os moradores dos municípios do entorno da Reserva Biológica União.

Dúvidas, entre em contato: visitacao.rebiouniao@gmail.com