SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE


VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Chamada Nº 0031/2024

SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - PARQUE NACIONAL DA TIJUCA

ÁREA TEMÁTICA - Estratégias Para Conservação

 

PARQUE NACIONAL DA TIJUCA, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.


01 - OBJETIVOS:

Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) PARQUE NACIONAL DA TIJUCA.

02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Retirada de espécies exóticas: capim navalha e demais espécies invasoras e, plantio de árvores nativas no Morro do Visconde.

03 - ATIVIDADES:

As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) PARQUE NACIONAL DA TIJUCA.

O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.

Descrição e atividades previstas:

  • Reflorestamento no Morro do Visconde com plantio de espécies nativas e remoção de exóticas invasoras

04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:

Serão oferecidas 20 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):

  • 19 de Março de 2024 a 19 de Março de 2024 - 4h (Diária)

Data prevista para a divulgação do resultado:

  • 18 de Março de 2024

Período(s) de inscrição:

início: 13 de Março de 2024 - fim: 17 de Março de 2024


Público Alvo:

Estão aptos a se candidatar às vagas, residentes e visitantes da cidade do Rio de Janeiro e arredores. Podem participar pessoas a partir dos 18 anos de idade e em boas condições de saúde e condicionamento físico, com responsável.


Orientações e recomendações da Unidade:

Nível de esforço: Intermediário (com uso de ferramentas agrícolas). Caminhada em estrada e trilha ( 30 min) Duração: Das 09h às 12:30h (chegar com 20 min de antecedência ao ponto de encontro) Ponto de Encontro: Administração (Barracão) - Estrada da Cascatinha, 850 - Alto da Boa Vista. Vestir roupas confortáveis, preferencialmente calça comprida e blusa de manga, e usar calçados fechados. Recomendado o uso de repelente e protetor solar, além de bonés em casos de sol. É proibido participar da atividade descalço, usando chinelo ou sandália. As Chamadas serão fechadas antecipadamente caso alcancem o número limite de inscritos. Os selecionados deverão informar a ausência, com a maior brevidade possível, a partir da divulgação dos resultados da seleção, quando esta ocorrer. Após a seleção, o voluntário deverá aceitar o Plano de Trabalho e firmar o Termo de Adesão. Não esquecer de anexar a ficha médica no seu perfil, caso já não tenha feito anteriormente. Grupo de whatsapp de sábados: https://chat.whatsapp.com/HrX4snnRfihKcuY0xjCKM0


O que oferece aos voluntários:

  • orientações sobre o programa e a unidade.
  • treinamento para a realização das atividades.

Dúvidas, entre em contato: gestaovoluntariadopnt@gmail.com (Grupo Gestão Voluntariado PNT)