SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE


VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Chamada Nº 0002/2024

SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DELTA DO PARNAÍBA

ÁREA TEMÁTICA - Gestão Participativa/Comunicação

 

ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DELTA DO PARNAÍBA, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.


01 - OBJETIVOS:

Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DELTA DO PARNAÍBA.

02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Seleção de voluntários da áreas de comunicação social, para produção de conteúdo para Instagram (reels,story), que tenha experiências em redes sociais e edição no Canva.

03 - ATIVIDADES:

As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DELTA DO PARNAÍBA.

O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.

Descrição e atividades previstas:

  • Apoiar as ações de comunicação nas unidades descentralizadas do ICMBio, tais como preparação de releases para divulgação de eventos em diferentes meios de comunicação interna e externa; diagramação de materiais de comunicação e educativos, tais como folhetos, cartilhas, banners, cartazes e outros; preparação de material audiovisual; fotografias; e organização de banco de imagens. - pré-aprovada

04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:

Serão oferecidas -3 vagas no total, para atividade À distância, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):

  • 1 de Abril de 2024 a 30 de Setembro de 2024 - 6h (Semanal)

Data prevista para a divulgação do resultado:

  • 28 de Março de 2024

Período(s) de inscrição:

início: 18 de Março de 2024 - fim: 24 de Março de 2024


Público Alvo:

Possuir habilidade com escrita e comunicação social; Ter experiência na elaboração de material digital para comunicação (card, vídeo, áudio) Ter familiaridade com softwares/plataformas de edição de imagem (photoshop, canva, adobe spark, etc) Ter disponibilidade para reuniões online. Ter afinidade com design gráfico. Prioridade para pessoas que residem na Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba


Orientações e recomendações da Unidade:

Possibilidade de realizar visitas de conhecimento na área da APA Delta do Parnaíba.


O que oferece aos voluntários:

  • orientações sobre o programa e a unidade.
  • transporte para realização das atividades.

Dúvidas, entre em contato: bruno.vinicius@icmbio.gov.br