SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE


VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Edital Nº 0001/2024

SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SERRA DA IBIAPABA

ÁREA TEMÁTICA - Uso Público

 

ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SERRA DA IBIAPABA, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.


01 - OBJETIVOS:

Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SERRA DA IBIAPABA.

02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Fortalecer o processo de gestão do Uso Público através do levantamento de informações sobre números de visitas a atrativos naturais por ocasião dos principais festivais no município de Viçosa do Ceará (25 vagas) . Transformar os voluntários em potenciais multiplicadores na proteção do meio ambiente e apoiadores da Unidade de Conservação.

03 - ATIVIDADES:

As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SERRA DA IBIAPABA.

O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.

Descrição e atividades previstas:

  • Aplicação de questionários para monitoramento do número de visitas e levantamento de informações sobre a visitação durante o lançamento do Festival Viçosa, Mel e Cachaça.

04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:

Serão oferecidas 25 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):

  • 30 de Março de 2024 a 30 de Março de 2024 - 4h (Diária)

Data prevista para a divulgação do resultado:

  • 22 de Março de 2024

Período(s) de inscrição:

início: 14 de Março de 2024 - fim: 21 de Março de 2024


Público Alvo:

Estão aptos a concorrer às vagas qualquer pessoa acima de 15 anos. São características desejáveis dos candidatos: pró-atividade, responsabilidade e aptidão para trabalho em equipe, disposição, ser dinâmico, assíduo, interessado e ter experiência com sistematização de dados. Será dada preferência a estudantes, universitários e profissionais na área de turismo, residentes nos municípios a que concorrerão, pois não será disponibilizado apoio logístico de transporte ou hospedagem por parte do ICMBio.


Orientações e recomendações da Unidade:

Não é permitida o consumo de bebida alcoólica durante as atividades.


O que oferece aos voluntários:

  • orientações sobre o programa e a unidade.
  • treinamento para a realização das atividades.
  • apoio para alimentação.

Dúvidas, entre em contato: 61 9 9162 8943