SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE


VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

EDITAL Nº 0001/2019

SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BODOQUENA (Unidade de Conservação)

ÁREA TEMÁTICA - Pesquisa, Monitoramento e Gestão Da Informação

 

PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BODOQUENA (Unidade de Conservação), Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.


01 - OBJETIVOS:

Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoa, promovendo a cidadania junto a PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BODOQUENA (Unidade de Conservação).


02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Ampliar a participação social da comunidade no Programa de monitoramento por meio do Programa de Voluntariado; • Realizar campanha de amostragem de dados do Programa de Monitoramento in situ da biodiversidade e variáveis climáticas no Parque Nacional Serra da Bodoquena. • Coletar dados de mamíferos de médio e grande porte e aves cinegéticas com metodologia de avistamento diurno. Realizar amostragem de borboletas frugívoras com armadilhas.


03 - ATIVIDADES:

As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no Plano de Manejo da (o) PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BODOQUENA (Unidade de Conservação) e no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BODOQUENA (Unidade de Conservação).


O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.


Descrição e atividades previstas:


  • Apoiar a equipe do PARNA Serra da Bodoquena na coleta de dados dos bioindicadores Mamíferos de médio e grande porte e borboletas frugívoras paro o Programa Monitora. Participar da capacitação para atuação no protocolo mínimo do Programa Monitora. Coletar dados diariamente percorrendo trilhas longas em mata fechada (09 km). Transcrever os dados coletados em campo para planilha digital. Preparar as suas refeições e manter o ambiente de acampamento limpo e organizado. Durante o período ficaremos acampados em local próximo às trilhas utilizadas na amostragem de dados, nos locais contamos com energia elétrica e água potável, é necessário que traga: barraca, colchonete, roupa de cama e banho, itens de higiene pessoal, medicação de uso pessoal, perneira, cantil, boné, roupa de campo discreta e confortável, sapato fechado, capa de chuva de cor neutra;.

04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:

Serão oferecidas 22 no total, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):

  • 17 de Março de 2019 á 27 de Março de 2019 - - 100h (Diária)

Público Alvo:

Poderão se inscrever no Programa de Voluntariado pessoas com idade superior ou igual a 18 anos. É desejável que o voluntário possua conhecimentos básicos sobre a mastofauna e avifauna local, seja bom observador e tenha organização e compromisso. Esteja em boa forma física para percorrer longas trilhas.


Orientações e recomendações da Unidade:

A região da Serra da Bodoquena é bastante íngreme e de difícil acesso, é importante ressaltar que o voluntário precisa estar em boa forma física pois caminhará cerca de 09 km diariamente em trechos íngreme.


Condições e restrições de trabalho:

  • orientações sobre o programa e a unidade.
  • treinamento para a realização das atividades.
  • infraestrutura de apoio para hospedagem.
  • apoio para alimentação.


Critérios de Seleção:

Experiência em atividades de campo; Experiência em trabalhos envolvendo mamíferos de médio e grande porte e/ou aves cinegéticas e/ou borboletas frugívoras; Conhecimento da fauna local;

Dúvidas, entre em contato:

Email Telefone
(67)3255-3979