SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE


VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Chamada Nº 0001/2022

SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - CEPTA - Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental

ÁREA TEMÁTICA - Comunicação

 

CEPTA - Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental, Unidade Organizacional administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.


01 - OBJETIVOS:

Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) CEPTA - Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental.

02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Produzir conteúdos para os perfis das mídias sociais (facebook , instagram, youtube) do CEPTA; - Contribuir para a sistematização das atividades do Núcleo de Educação Ambiental e Comunicação do ICMBio/CEPTA; - Elaborar sugestões de logomarca e material visual para ações do ICMBio/CEPTA; - Criar identidade visual das redes sociais do ICMBio/CEPTA; - Colaborar na organização de acervo audiovisual do ICMBio/CEPTA.

03 - ATIVIDADES:

As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) CEPTA - Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental.

O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.

Descrição e atividades previstas:

  • - Produzir conteúdos para os perfis das mídias sociais (facebook , instagram, youtube) do CEPTA; - Contribuir para a sistematização das atividades do Núcleo de Educação Ambiental e Comunicação do ICMBio/CEPTA; - Elaborar sugestões de logomarca e material visual para ações do ICMBio/CEPTA; - Criar identidade visual das redes sociais do ICMBio/CEPTA; - Colaborar na organização de acervo audiovisual do ICMBio/CEPTA.

04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:

Serão oferecidas 7 vagas no total, para atividade À distância, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):

  • 31 de Janeiro de 2024 a 1 de Março de 2024 - 4h (Mensal)
  • 1 de Agosto de 2023 a 30 de Janeiro de 2024 - 2h (Semanal)
  • 2 de Fevereiro de 2023 a 31 de Julho de 2023 - 4h (Semanal)
  • 1 de Agosto de 2022 a 31 de Outubro de 2022 - 4h (Semanal)
  • 1 de Agosto de 2022 a 1 de Fevereiro de 2023 - 4h (Semanal)

Data prevista para a divulgação do resultado:

  • 15 de Julho de 2022

Período(s) de inscrição:

início: 4 de Julho de 2022 - fim: 8 de Julho de 2022


Público Alvo:

- Estar cursando ou possuir formação (técnico ou graduação) em Comunicação, Meio Ambiente, Design Gráfico, Produção Audiovisual ou áreas correlatas; - Conhecimento em programas e aplicativos para edição de imagens e vídeos; edição de texto, planilhas eletrônicas e pacote MS Office. - Boa capacidade de expressão e comunicação em linguagem escrita; - Afinidade com temática ambiental e em específico a fauna aquática de água doce; - Ser comunicativo, criativo e ter habilidade em operar mídias sociais;


Orientações e recomendações da Unidade:

O Núcleo de Educação Ambiental e Comunicação do CEPTA é voltado para a criação e divulgação de conteúdos educativos e técnico-científicos sobre os ecossistemas aquático continentais. O voluntariado será realizado à distância e supervisionado pela equipe de Comunicação do ICMBio/CEPTA. Está prevista a realização de entrevistas com o(a)s candidato(a)s pré-selecionado(a)s como parte do processo seletivo.


O que oferece aos voluntários:

  • orientações sobre o programa e a unidade.
  • treinamento para a realização das atividades.
  • As orientações sobre as atividades serão realizadas virtualmente.

Dúvidas, entre em contato: cepta.sp@icmbio.gov.br, sheila.rancura@icmbio.gov.br